Boletim Epidemiológico Anual - Sífilis: 01 Caso De Sífilis Adquirida
A Secretaria de Saúde divulga o boletim epidemiológico anual de sífilis, referente ao ano de 2022. Foi registrado um caso ativo em homem de sífilis adquirida. Não foram detectados nenhum caso de sífilis em gestante e nenhum diagnóstico de sífilis congênita. Ano passado, não houve nenhuma infecção detectada.
Para sensibilizar sobre o tema, a Secretaria de Saúde promove algumas ações. Anualmente, é realizada a campanha “Outubro Verde” para prevenir e informar sobre a sífilis. Este ano, os profissionais de Saúde foram capacitados para a abordagem com a população.
A prevenção à sífilis congênita e em gestantes também recebe atenção da Secretaria de Saúde. Para incentivar a qualidade de vida, uma boa gestação e o desenvolvimento da criança, a Secretaria de Saúde irá conceder um carrinho de bebê, novo e de ótima qualidade, se as grávidas cumprirem alguns pré-requisitos, como a realização de testes rápidos de sífilis nas unidades de Saúde de nossa cidade.
Você também pode realizar gratuitamente o teste rápido de sífilis na UBS, Esf Arquimedes Teodoro, Esf Conceição Abranches e Esf João Manducas. Em no máximo 30 minutos, o resultado sai. Basta um pouco de sangue do dedo do paciente para o exame. Realize a testagem e vamos dizer não à sífilis!