Terça, 12 Outubro 2021 12:19

Secs. de Saúde e de Educação fazem capacitação de profissionais para volta às aulas Emanuel Luiz Brandão
As aulas presenciais em regime híbrido irão retornar na segunda-feira, dia 18/10, nas escolas da rede municipal. Para proporcionar segurança para alunos e colaboradores, as Secretarias de Saúde e de Educação organizaram, em conjunto, um protocolo sanitário. A portaria contém orientações normativas sobre prevenção ao coronavírus.

O documento oficial foi explicado aos profissionais envolvidos com a Educação durante capacitação realizada semana passada, na terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7), pela enfermeira coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Tatiana Amorim. Em todos os dias, a Lei Orgânica do município foi distribuída para cada participante de acordo com o cargo ocupado. A Secretaria de Educação forneceu lanches ao final dos encontros.

Como o protocolo prevê ações diferentes para cada função, optou-se por dividir-se em grupos e turnos diferentes. A medida também evitou aglomeração. As Secretarias deixaram álcool em gel na entrada da escola e da sala para os participantes.

No primeiro dia, os professores da Educação Infantil e da Escola Municipal Núcleo Rural também tiveram uma palestra sobre saúde mental de docentes e alunos durante a pandemia.

No dia seguinte, os motoristas aprenderam como será conduzido o transporte das crianças, agora seguindo normas rígidas de distanciamento social. Já as monitoras de transporte escolar foram orientadas sobre o recebimento das crianças nos veículos, na escola e na creche.

No fim da capacitação, as auxiliares de serviço de educação básica (ASB) tiveram uma palestra com a nutricionista Lorrane Ferreira sobre como fazer a correta higienização e desinfecção de alimentos, utensílios e superfícies de acordo com o Procedimento Operacional Padronizado (POP).

A Prefeitura está empenhada na volta às aulas com segurança.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: