Quinta, 07 Outubro 2021 18:45

Sec. de Obras realiza corte de árvore de grande porte que causa transtornos no Cemitério

Corte foi feito para mininizar os estragos causados pela estrutura da árvore Corte foi feito para mininizar os estragos causados pela estrutura da árvore Emanuel Luiz Brandão
A Secretaria de Obras realizou o corte de parte da árvore de grande porte que fica em frente ao cemitério, ontem (06). A medida foi necessária para evitar acidentes e mais transtornos. Laudo da Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente concedeu parecer favorável.

A demanda era antiga. A árvore, da espécie oiti, media aproximadamente 20m. Seus galhos cresceram para dentro das dependências do cemitério e estavam próximos aos túmulos.

As raízes estavam aparentes e chegaram a cerca de 10m de extensão. Elas quebraram a escadaria, racharam o muro e danificaram jazigos. É possível ver nas fotos que uma ramificação começa a aparecer em cima do portão de entrada.
A temporada de chuvas se aproxima e poderia trazer outras consequências. Para evitar mais problemas, a Secretaria de Obras fez o corte. O trabalho foi executado com motosserra e machado. Os profissionais de Obras fizeram a limpeza dos entulhos para liberar o trânsito. Os pedaços mais pesados de tronco serão recolhidos amanhã.

Nenhuma estrutura do local foi danificada com o corte. Os profissionais da Secretaria de Obras foram habilidosos.

Parte da árvore ainda está de pé e será cortada em breve. O trecho é o mais complicado, pois os galhos estão sobre os túmulos, e exigem um maquinário apropriado.

A Prefeitura vai providenciar o plantio de uma nova espécie, adequada ao espaço físico do cemitério. A medida foi uma exigência da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para liberar o corte.

Com a ação, a Prefeitura já prepara o cemitério para receber visitantes no Dia de Finados.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: