Quinta, 02 Dezembro 2021 16:46

Prefeitura de Imbé de Minas realiza cerimônia de premiação do 1º Concurso de Cafés Especiais Emanuel Luiz Brandão

Em mais uma ação de apoio aos cafeicultores, a Prefeitura de Imbé de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, promoveu, dia 30/11, a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Cafés Especiais do município.

O evento foi realizado em parceria com a EMATER-MG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imbé de Minas, Sicoob CredCooper e Ponto Agrícola.

Estiveram presentes o Prefeito Batista; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Maxwell Amâncio; o gerente regional do Sicoob Credcooper, NOME; o representante regional da EMATER-MG, Aldrin Carlos; e o represente local da EMATER-MG, Renato de Souza.

Ao longo da cerimônia realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imbé de Minas, houve o sorteio de diversos prêmios para o público presente.

Dez cafeicultores participaram enviando suas amostras de grãos para análise do júri. Após criterioso julgamento, chegou-se à seguinte decisão:

Categoria - Café Cereja Despolpado

1º lugar: Mário Grossi

2º lugar: Jovina Vítor Pereira

3º lugar: Marcelo Grossi Araújo

Categoria - Café Cereja Natural

1º lugar: Maria Luísa Grossi

2º lugar: Márcio José Sabino

3º lugar: Marlúcia da Paixão

“É gratificante ganhar tantos prêmios. Na medida em que nós, produtores, trabalhamos a qualidade do café, os valores das vendas dos cafés premiados são sendo aumentados e trazem ganhos pro município, notoriedade e interesse de produtores de outras cidades para vir conhecer nossa produção. Esse ciclo tende a beneficiar Imbé de Minas”, disse o vencedor das categorias, Mário Grossi.

Imbé de Minas possui um parque cafeeiro de 3.400 hectares, com uma produção média anual de 54.727 sacas. Essa relevante produção gera uma receita anual de quase R$44 milhões. “A Cafeicultura é fonte de renda e emprego para agricultores familiares, trabalhadores rurais e urbanos na sua extensa cadeia de produção e beneficiamento”, afirma o Prefeito Batista.

A cidade é referência na produção de cafés especiais. O município ganhou três edições dos concursos regionais já realizados. Em 2018, por exemplo, a Fazenda Três Vidas, localizada no Córrego Rio Preto, e a Fazenda Vila da Cascata, no Córrego dos Manducas, foram premiadas pela excelência da produção.

Para continuar mantendo os bons resultados e apoiando os produtores de café, A Prefeitura Municipal de Imbé de Minas e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente já preparam a edição do concurso do ano que vem.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS