Segunda, 29 Novembro 2021 19:33

Esclarecimento sobre o pagamento salarial dos profissionais da educação básica

Esclarecimento sobre o pagamento salarial dos profissionais da educação básica Emanuel Luiz Brandão

Prezando pela transparência pública, a Prefeitura Municipal de Imbé de Minas esclarece algumas dúvidas a respeito do pagamento salarial dos profissionais da educação básica.

A atual administração valoriza os servidores da Educação. No início do ano, foi feita a equiparação salarial do piso nacional dos profissionais da educação básica, que não era pago em nenhuma das administrações anteriores.

O primeiro pagamento foi em abril, retroativo a janeiro. Com isso, aumentou o empenho salarial dos profissionais da educação básica na folha de pagamento.

O provento para o cargo de Professor I (PI) nas administrações anteriores era R$1.210,00 enquanto o cargo de Professor II (PII) recebia R$1.731,74. A atual gestão efetuou o incremento salarial mensal de R$521,74 para PI, resultando no valor de R$1.284,80. Já o PII ganhava R$1.284,80 e passou a receber R$1.838,76, uma diferença positiva de R$553,96.

O professor P1 de teve um aumento salarial real em 2021 no valor R$6.782,62, e o professor P2 teve um ganho de R$7.201,48.

Os valores apresentados são referentes a 2021, incluindo os 12 meses do ano e o décimo terceiro salário.

Outra questão diz respeito ao acordo judicial referente ao piso salarial dos profissionais da educação básica relativo às diferenças não pagas nos últimos 5 anos das gestões anteriores. O montante será quitado em 20 parcelas para dois grupos de servidores. O bom resultado fiscal do município permitiu que a primeira remessa de professores receba 11 parcelas do acordo no valor de R$385.092,29 já no ano de 2021. Sendo assim, o segundo grupo irá começar a receber o pagamento mais rápido no ano de 2022.

Somando os valores do reajuste do piso referente ao ano de 2021 no valor de R$378.746,42, com o valor do acordo do piso retroativo relativo aos anos anteriores no valor de R$385.092,29, a Prefeitura Municipal de Imbé de Minas está pagando aos professores este ano o valor de R$763.838,71 a mais do que estava sendo pago nas administrações anteriores.

Somente o primeiro grupo de professores recebe ainda este ano. A segunda parte do acordo com os servidores será efetuada na remuneração deles a partir de 2022, com os reajustes e o piso retroativos. Após a homologação do acordo com o juiz, os valores descritos acima serão recalculados de acordo com os índices econômicos.

A Prefeitura Municipal de Imbé de Minas enfatiza que a ordem de inclusão dos profissionais de educação nos acordos judiciais já efetuados não foi feita pelo município, mas sim pelos advogados do Sindicato dos Servidores de Imbé de Minas, sendo deles a responsabilidade pelos professores incluídos. O município está efetuando os pagamentos respeitando rigorosamente a lista de colaboradores disponibilizada pela justiça.

A transparência pública é um item essencial de uma administração moderna e que se preocupa com a aplicação correta de seus recursos. O investimento em Educação é imprescindível para o desenvolvimento de uma cidade. A atual administração está contente em valorizar nossos servidores e continuará investimento para o bem do município.

A Prefeitura Municipal de Imbé de Minas está à disposição para sanar quaisquer dúvidas que surjam a partir desta nota de esclarecimento.